A conexão entre dados e o poder da geolocalização para entender padrões e tendências dos consumidores é um dos pilares da transformação tecnológica do mercado imobiliário. Esta é a premissa que uniu quatro empreendedores, há pouco mais de um ano, para desenvolver uma solução que une inteligência artificial e geográfica aliada a big data.
A Locates, fundada pelos irmãos Felipe e Tiago Pazolini e outros dois sócios, Fabrício Viapiana e Felipe Pilleggi, é uma plataforma que cruza informações de segmentos econômicos (imobiliário, comércio e serviços) com dados de fontes públicas (plano diretor, saúde e perfil da população, entre outros). O resultado é ajudar empreendedores, a partir de insights gerados pela tecnologia, a entender determinado imóvel comercial tem potencial de viabilidade, analisando perfil de moradores, densidade, comércio instalado, acessibilidade, entre outros indicadores.
Neste mês, a Locates recebeu um investimento-anjo do braço de venture builder da Brognoli Negócios Imobiliários para desenvolvimento de produto, que já está em operação no mercado.
“Notamos que muitos empreendedores erram no planejamento prévio ao buscar um imóvel por não conhecer a localização, não saber o potencial do mercado ou perder o timing na hora de abrir ou expandir o negócio”, explica o CEO Felipe Pazolini. “Nossa missão é, por meio de uma plataforma, aumentar a chance de sucesso dos empreendedores, apoiando no seu planejamento prévio com insights, visões e poder de decisão”.
A equipe tem uma formação complementar: o CEO Felipe já tem bagagem como fundador de outra empresa em Florianópolis, a LITVI, que atua no mercado de infraestrutura de TI e transformação digital; Tiago Pazolini (COO) e Felipe Pilleggi (CPO) são geógrafos, com especialização em geoprocessamento e geotecnologias; e Fabrício Viapiana (CTO) é formado em Sistemas de Informação.
Pouco tempo após ser criada, a Locates entrou no programa de inovação aberta da Brognoli no LinkLab da Associação Catarinense de Tecnologia. “Era uma startup com uma ideia: cruzar informações econômicas e georreferenciadas para buscar imóveis para investimento. Os sócios tinham expertise nessa área, fizemos prova de conceito e eles chegaram numa boa maturidade de negócio”, comenta Pedro Catini, Head de Inovação do Bloco, o hub de startups e novos negócios digitais da Brognoli.
A plataforma, frisa Pedro, “não é um estudo de inteligência de mercado, mas uma resposta prática, um mini relatório de informações para embasar o atendimento de consultores e corretores”. Até aqui, o Bloco atuou na validação da ideia e da maturidade da startup, com mentoria no modelo de negócio e conexão com investidores – o próximo passo é apoiar no produto, potencial de escala e conexão com mercado.
Em agosto passado, a Locates foi selecionada para o programa de aceleração IA², voltado a projetos de inteligência artificial, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações em parceria com a Softex. Segundo o CEO Felipe, já há interesse de outros investidores no projeto.
“Não é um estudo de inteligência de mercado, mas uma resposta prática para embasar consultores e corretores no atendimento” – Felipe Pazolini, CEO da Locates.
“O Bloco já conecta startups ao mercado, pois temos por meio da Brognoli, um bom volume de clientes interessados em aderir a novas soluções digitais e tecnologias. Queremos que as imobiliárias ‘consumam startups’, pois a transformação do mercado exige isso”, diz Pedro.
“A parceria vai além do investimento, é construção de empresa mesmo. Nosso propósito é impactar o empreendedor e dar condições para tomar uma decisão pautada em dados, sistemas e tecnologias, e não somente de maneira intuitiva, no feeling“, resume Felipe, da Locates.